Não incidência do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na transferência para integralização de capital social

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um imposto municipal cobrado na transmissão onerosa de imóveis. No entanto, a Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88) dispõe que a transmissão de imóveis incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em concretização de capital não está sujeita ao ITBI, desde que a atividade preponderante da pessoa jurídica não seja imobiliária, isto é, a compra e venda ou locação de bens imóveis. 

Por outro lado, se o mesmo imóvel for integralizado em uma pessoa jurídica cuja atividade principal seja, por exemplo, industrial, não haverá custo tributário na transferência da propriedade.

Nesse sentido, colhe-se da CRFB/88:

“Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: […]

§ 2º O imposto previsto no inciso II:

I – não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil; […]”.

Notadamente, é indispensável analisar as peculiaridades de cada caso, pois há circunstâncias que podem influenciar a interpretação da referida norma.

Consulte-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.